Terra em tempos: fotografias do Brasil


Terra em tempos:

 fotografias do Brasil

26 mar – 17 jul 2022
Curadoria: Beatriz Lemos
Assistente de curadoria: Natasha Felix

Terra em tempos: fotografias do Brasil volta-se para as construções de identidade e cultura nacional a partir do acervo fotográfico do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A exposição apresenta cerca de 270 obras, de 120 artistas, produzidas de 1860 até os dias de hoje. E inclui ainda uma obra comissionada da artista visual fluminense Aline Motta e uma remontagem de sua instalação Filha natural.

A curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que entrecruzam diferentes períodos para pensar sobre as relações entre a história do Brasil e a imagem fotográfica. Sem obedecer a uma cronologia linear, os conjuntos fotográficos são divididos nos núcleos conceituais: estrutura, poder e naturezacorpo e sujeitofamília, afeto e moradiatrabalho e produçãotecnologia, fotografia e acessousos do espaço público e festividadesespiritualidade e mistério. Em camadas de interpretação sobrepostas, Terra em tempos se dedica a pensar criticamente a ideia de nação a partir do recorte das coleções do MAM Rio.

Parte das obras são acompanhadas de audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão, ou que desejam aprofundar suas experiências com o acervo do MAM Rio. Todos os textos da mostra são disponibilizados em versão digital, para acesso via celular e leitores de tela.

Ingressos:

Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito
Valores sugeridos:
Adultos: R$ 20

Crianças, estudantes e +60: R$ 10


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você gosta de escrever? Seja um colaborador do site!

Clique aqui para mais informações